quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Antonio Pereira


Em exatamente 27 de abril de 1938 nasce Antonio Pereira filho de natural de Serrinha. Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da Nação Cariris. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de troupeiros que se destinavam ao Rio São Francisconos. Em 1.º de junho de 1838, a lei n.º 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paráquia própria, pelo Arebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira. A Igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original" 25 de março de 1646. Presume-se que o ano de 1946 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região. Pela Lei Provincial n.º 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado á categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 04 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta da Ata do Conselho municipal de Serrinha do referido dia.
 Nos anos 30 quando meu avô nasceu ocorriam muitos fatores históricos no Brasil e no Mundo. Na década de 30, Hitler da inicio ao genocídio dos que chamava de "raças inferiores", em especial os judeus. Um ano após o nascimento de meu avô tem início em 39 a Segunda Guerra Mundial, que sucedeu à Guerra civil de Espanha (1936-1939). Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Por isso, muitos que foram contemporâneos a esse período, a denominaram a pior década do século XX, já que começou com a Grande Depressão e terminou com a guerra. No Brasil, ocorre a Revolução de 30, movimento que chega ao poder encabeçado pelo político gaúcho Getúlio Vargas. Em 1932 inicia a Revolução Constitucionalista, organizada pelo estado de São Paulo, que exige, entre outros pontos, a constitucionalização do novo regime. O movimento é derrotado, mas força a convocação da Assembléia Constituinte em 1933. Em 1934 seria promulgada a nova Constituição. Chega ao fim a política do café-com-leite e tem início o Estado Novo, em novembro de 1937 um ano antes de seu nascimento. Ao longo do restante da década não seriam realizadas eleições no país (as eleições só voltariam com o fim do Estado Novo, em 1945).
Quando Meu avô tinha 12 anos de idade em 1950 ele sai de casa por conta de brigas com seu pai por conta de bebidas que diz: Quem não estiver satisfeito que ganhe o rumo da rua, e assim ele faz, e foi morar com um vizinho dividindo o aluguel por dois meses,nesse período Serrinha era uma cidade rural, viviam na roça e o seu pai José Olegário era ferreiro,e sempre o ajudava trabalhando duro com seu pai, acordavam cedo e só chegavam em casa sete roras da noite e tomam café com farinha e iam dormir, nesse período não iam a escola apenas as meninas estudavam ele tinha que trabalhar para ajudar em casa. Quando ele saiu de casa conheceu um rapaz que estava indo para Salvador e o convidou-o para enfrentar a estrada e ele aceitou, veio para salvador em 1949 onde foi morar em baixo de uma marquiza, onde hoje esta situado Baixa do Fiscal, ficando lá de um a dois meses, começou a trabalhar em uma obra escavando buracos e conseguiu dividir um quartinho na baixa do Bonfim com um colega que trabalhava na mesma obra ficando em Salvador mais uns seis meses, mas em 1950 voltou para Serrinha para ver sua mãe voltando a morar na casa de seus pais, neste período voltou a trabalhar com seu pai foi onde conheceu Marieta Santos Oliveira, sua futura esposa, casou-se em 1950, em 1951 teve sua primeira filha Creuza Maria, 1952 Clóvis Pereira, 1953 Cleonice Maria e em 1954 Sonia Maria( minha Mãe). Em 1955 ele se separa de Marieta ela abandona seus filhos e vai embora e até a data de hoje não dá noticias. Meu avô continua trabalhando de pedreiro para ajudar a sua mãe Rosenda a criar seus filhos e em 1964 voltou para Salvador vindo morar na Baixinha de Santo Antonio próximo a atual Av. Luis Eduardo Magalhães, São Gonçalo do Retiro, morei lá durante 10 anos onde trabalhava de pedreiro e era muito solicitado, Minha mãe veio morar comigo e trouxe meus filhos, conheci minha segunda esposa em 1970 Cecília, casei-me novamente e fui morar em Dias D’Ávila 26 de fevereiro de 1974 e moro aqui até os dias de hoje (2011). Para mim morar em Dias D’Ávila foi maravilhoso fui atraído pelo pólo petroquímico de Camaçari onde trabalhei com Solda e fiz vários serviços.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário